1 de Maio é o nosso dia de Ano Novo, dia em que oficialmente inauguramos a nova época e, em jeito de celebração de aniversário*, resumimos o nosso ano anterior como fotografos de casamento em 3 minutos de imagens. (estes são os de 2019 e 2018)
Neste caso – efeitos da pandemia – é um ano que diluiu o calendário e se estendeu por dois. Na nossa vida de fotografos de casamento, 2020 e 2021 fundiram-se e são indissociáveis em todos os processos do escritório; não haveria como os dissociar no momento da retrospectiva.
2020 prometia ser O Ano! Aproximava-se desafiante e entusiasmante, multiplicando-se os trabalhos no estrangeiro e as conferências de fotografos de casamento em que participaríamos. Estávamos ansiosos, prontos e determinados…mas chegou a Covid19. E a vida ficou em suspenso, o mundo encolheu-se assustado e todos esperámos.
Os casamentos acabaram por voltar, hesitantes e muito diferentes: havia a máscara, faltava o abraço.
Mas a festa é uma daquelas memórias corporais, como andar de bicicleta, que não se esquece mesmo que dela nos afastemos. A festa e a vontade de celebrar o amor, a amizade, a família e a vida, borbulham debaixo da pele, por trás da máscara. Já começaram a romper e em breve rasgarão todas as amarras para podermos abraçar todos os abraços contidos e dançar todas as danças adiadas! 2022 vai ser O Ano! Estamos ansiosos, prontos e determinados!
Desta época alongada e singular que foi o período pandémico, estas são as imagens do nosso trabalho enquanto fotógrafos de casamento que mais nos tocam. São aquelas que nos arrepiaram no momento do disparo, aquelas pelas quais lacrimejámos no momento da edição (sim, também acontece!); são as espetaculares que saltaram sozinhas para dentro da câmara e são as subtis que tivemos de encontrar com pezinhos de lã. Algumas são obviamente reconhecíveis, outras eram tesouros escondidos silenciosamente, entre uma miríade imensa.
São as nossas preferidas, únicas e irrepetíveis como todas. E isto é maravilhosamente prazeroso: sabemos que, por muito que estas fotografias nos emocionem, na próxima reportagem, não as encontraremos; na próxima reportagem estaremos de novo a procurar o irrepetível!
E o melhor será se, daqui a um ano, quando publicarmos novamente as nossas preferidas imagens únicas, essas nos fizerem sentir que afinal 2023 é que será O Ano!
*nascemos como fotografos de casamento no longínquo 1 de Maio de 2012
Fotografia: Menino Conhece Menina