Desde o ano passado que no dia 1 de Maio, em jeito de celebração e a somar a todas as outras que acontecem mundo fora (incomparavelmente mais importantes que a nossa, diga-se), instituímos uma tradição própria: o nosso ano arranca a 1 de Maio, em festa. Esta é a altura em que, na nossa vida, se assinala a mudança de ritmo: é a altura em que temos finalmente encerrado o trabalho do ano anterior e nos preparamos para nos lançarmos às reportagens prestes a arrancar. É a altura em que podemos fazer balanços, auto-críticas, e em que há espaço para definir objectivos e elencar resoluções. Por isso, para Menino conhece Menina, é este o dia das 12 passas!
Sendo momento de transição, é tempo de balanço, tempo de olhar para dentro e de olhar para trás para melhor chegar ao futuro. Por isso revisitámos o nosso trabalho em fotografia de casamento em 2019 e trazemos uma seleção de algumas das nossas fotografias preferidas.
Foi um ano espantoso! Fomos oradores no Luzo Workshop e no Steam and Steel Workshop, que organizámos em conjunto com os maravilhosos Pixel e que foi arrebatador; fotografámos um casamento no Egipto; fomos nomeados para a lista de 30 Rising Stars pela Rangefinder Magazine. Mas sobretudo, fomos acolhidos por pessoas maravilhosas nas suas famílias, pudemos partilhar alguns dos momentos mais significantes das suas vidas e testemunhámos o seu amor. Sobretudo, pudemos sentir de todos esses casais, o entusiasmo ao receberem as nossas fotografias e a emoção de, através delas, poderem reviver a alegria e a folia daquele dia. Para nós, o melhor do ano que passou (como dos outros, aliás) é mesmo a convicção de que este tanto de nós que colocámos em cada trabalho vai acompanhar estas pessoas e as suas famílias ao longo da vida e vai constituir parte do seu património mais pessoal e valioso, em conjunto com o livro de receitas da avó, o velhinho carro do pai…
2019 foi prodigioso e, para 2020, tínhamos as mais venturosas expectativas! Inesperadamente, a Covid19 passou uma rasteira ao planeta que tropeçou no seu eixo e ainda tenta, titubeante, equilibrar-se. Fomos como que projectados para um universo paralelo sem gravidade, onde ficámos suspensos e vamos todos tentando encontrar, na memória das rotinas de antes, nos planos que tínhamos e na confiança de que os vamos cumprir, novamente chão sob os nossos pés.
Amanhã, dia 2 de Maio, seria o nosso primeiro casamento de 2020. Não fora o isolamento imposto pela Covid19, estaríamos neste momento em atarefada azáfama preparando todos os equipamentos, recapitulando todas as rotinas e inspirando bem fundo para nos lançarmos apaixonadamente ao novo ano. Mas amanhã não haverá casamento e por isso vamos ter de suster o fôlego, e esperar.
Esperamos de bom grado porque está a vida em jogo e a vida é maior que qualquer outro bem. Mas ainda assim, já aperta a ressaca do nervoso miudinho da noiva a entrar na igreja e as saudades de dançar no meio dos convidados!
Temos muitas saudades! Mas confiamos que, quando vier, 2020 virá glorioso, contagiante na alegria (já não contagioso!) porque, como canta o Sérgio Godinho, “a sede de uma espera só se estanca na torrente”. E todos os abraços que estão agora contidos, comprimidos, abafados, quando se puderem soltar… “nem vão chegar os braços”! (e continuo com o Sérgio!)
2020 está suspenso. Vamos manter as câmaras a postos, suster o fôlego um pouco mais e preparar os braços; quando começar…
Enquanto não podemos saltar para o futuro, olhamos para ontem, para algumas das nossas fotografias preferidas naquilo que foi o nosso trabalho em fotografia de casamento em 2019, agora uma a uma, para saborear devagarinho: