fotojornalismo de casamento – fotografias premiadas WPJA

fotografia familia gravidez criancas fotojornalismo intimidade memorias momentos inesqueciveis
quase quatro
16 de Maio de 2018
Reportagem casamento menino conhece menina this is now trindade noiva meninas aliancas noivo entrada Amarante Igreja Sao Goncalo
This is How – como acontece a reportagem em casamento
28 de Setembro de 2018

Fotojornalismo de casamento, o trabalho dos meninos no WPJA

Nas edições deste ano do concurso de fotojornalismo de casamento do WPJA vimos até agora dez das nossas fotografias premiadas na competição geral e ainda algumas extra premiadas na secção de retrato.

O WPJA (Wedding Photojournalists Association) é um directório que reúne fotógrafos de casamento de todo o mundo. Em comum têm a visão documental sobre o dia, numa abordagem que traz a inspiração e a atitude do fotojornalismo ao mundo do casamento. Segundo a descrição do próprio WPJA , são fotógrafos que “usando as ferramentas da narrativa fotográfica (...) capturam os momentos reais e as emoções daquela que é a celebração mais importante na vida de duas pessoas que se unem numa só”.

Quando os Meninos surgiram, chegaram a este mundo da fotografia de casamento trazendo para o seu trabalho a fotografia de rua do Daniel. Por isso nos sentimos em casa ao fazer fotojornalismo de casamento e hoje, embora não queiramos ver-nos confinados a definições muito rígidas ou estanques, continuamos a considerar esta visão documental como um dos traços de personalidade mais marcados da nossa fotografia.

Ficamos assim entusiasmados por ver algumas das nossas imagens premiadas nos concursos organizados pelo WPJA. Uma particularidade nestes concursos é o facto de o juri ser composto por fotojornalistas não relacionados com a área de casamentos, detalhe que nos parece interessante uma vez que permite que a seleção seja feita através de um crivo liberto de preconceitos e desligado das tendências dominantes da área. Por outro lado, percorrer a lista de jurados e encontrar fotógrafos de tão inquestionável qualidade é uma motivação extra para colocarmos as nossas fotografias à sua apreciação, é um privilégio!

São estas as fotografias premiadas deste ano:

Muito há ainda a fotografar em 2018; esperamos poder voltar em breve para contar que outras fotografias saltaram aos olhos do juri WPJA.

Entretanto aproveitamos e recuperamos os prémios anteriores; estas são algumas das nossas fotografias preferidas entre todas as que constroem a nossa história e é muito saboroso andar para trás no tempo através delas.